articel-img

19 Out 2018 22h42

articel-img articel-img

A Sustentabilidade já entrou em 2019

Já estào abertas inscrições para a 2a Série PROCAM - Novas Veredas da Sustentabilidade. Serão 5 rodadas abordando Inteligência Artificial, Ética, Políticas entre outros assuntos pesquisados.

img
Foto: IEE-USP

2a Série PROCAM - Novas Veredas da Sustentabilidade

 

De 12 Março a 9 Abril de 2019 o IEE-USP realiza a 2a Série PROCAM - Novas Veredas da Sustentabilidade.

 

Os professores Ricardo AbramovayJosé Eli da Veiga farão cinco exposições, seguidas de conversas, sobre resultados de suas pesquisas sobre sustentabilidade no quadriênio 2015-2018.

 

Assim como foi feito no início de 2015, serão oferecidas a todos os interessados (mas com prioridade aos que pertençam à comunidade USP) cinco sessões de diálogos sobre os mais recentes desdobramentos dos estudos realizados pelos dois professores sêniores do Programa de Pós graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo - PROCAM/IEE/USP.

 

NB: Atividade sem "créditos", "lista de presença", "certificados", etc.

 

Inscrições - Clique Aqui

 

Programação


Entre 12 março e 09 abril, o auditório do IEE/USP abrigará nas tardes de terças-feiras, das 15h00 às 17h00 cinco sessões com os seguintes temas:

 

12 março - Introdução: as linhas de pesquisa

 

Os dois expositores darão uma idéia geral sobre os rumos de suas reflexões ao longo do quadriênio 2015-2018, destacando resultados já obtidos, mas, sobretudo, as principais conjecturas e hipóteses que orientam suas atuais investigações.

 

19 março - Impactos concretos e previsíveis da inteligência artificial (IA). Com Ricardo Abramovay

 

A inteligência artificial é ameaça global tão importante quanto a mudança climática ou a guerra nuclear. Por que? Quem são seus principais protagonistas? Quais as mais importantes reações que esta ameaça desperta?

 

26 março - Políticas de sustentabilidade em 2016-2019. Com José Eli da Veiga

 

Ênfase na "governança" da Agenda 2030 e seus 17 ODS, com especial destaque para a questão dos indicadores de monitoramento. E comparação com a compacta agenda do professor Claude Henry (Science Po & Columbia).

 

02 abril - As reações aos dilemas éticos gerados pelo IA. Com Ricardo Abramovay

 

"Ética de dados", nova disciplina no interior da Filosofia, pretende garantir que os dados sejam usados como bem comum da humanidade, ao mesmo tempo que se protege a privacidade das pessoas e se procura impedir que sua dignidade seja ferida.

 

09 abril - O pensamento científico sobre a sustentabilidade. Com José Eli da Veiga

 

Síntese retrospectiva da evolução das pesquisas, desde a emergência da "Ecologia" como disciplina (1913-1953) até a "Ciência do Sistema Terra" (desde a década de 1960), passando pelas dificuldade de adaptação do pensamento econômico.

 

Para mais informações visite o site IEE-USP.
 

Próxima Artigo

20 Out 2018 17h11

O PIOR RALOUIN DO MUNDO

Tudo bem que, como todas as questões têm dois lados, pode não ser o pior, mas o melhor, a partir do ângulo que se queira do Ralouin BR que se aproxima e que atravessará todo o país. Venha...

Últimos artigos